NOTÍCIAS

Projeto reduz 80% do consumo de plásticos em embalagens

Filme strech pré-estirado

11 de janeiro de 2024 | Institucional

Tendo a responsabilidade ambiental como valor, a Saudali implementou, em 2023, um projeto de redução de embalagens plásticas. Além dos benefícios ambientais, a iniciativa do setor de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) visa reafirmar o compromisso da empresa com a redução dos impactos causados pelo uso em excesso deste tipo de resíduo, como custos e melhorias ergonômicas. As ações abarcam o uso de filme strech pré-estirado e alterações na tampa do filme termo formado.

Mauro Carrusca, analista de P&D e responsável pelo projeto, comenta que as mudanças foram iniciadas em abril de 2023 e já apresenta impacto significativo na redução de plástico nos processos internos. “Conseguimos reduzir, aproximadamente, 58% no consumo de filme strech com a substituição do filme convencional para o material pré-estirado. Em relação ao filme termo formado, foram feitas modificações na tampa das embalagens, reduzindo 22% no consumo de plástico das mesmas” afirma o colaborador.

De acordo com Carrusca, “as medidas de redução no consumo de plásticos resultaram não apenas em benefícios técnicos e ergonômicos, mas também na redução de custos e melhores condições de negociação para o setor de Compras”. Com as modificações na tampa da embalagem termo formada, por exemplo, percebeu-se a redução de 13,61% nos custos deste SKU.

Destaque também para os ganhos ergonômicos, conforme explica Romínia Souza, Analista de Ergonomia. “A partir do uso de bobinas de plástico mais leves e de tecnologias que exigem menor esforço do colaborador, os impactos desse projeto também tangem melhorias ergonômicas e menor risco de acidentes”, comenta a colaboradora.

Para assegurar que as alterações não acarretassem prejuízos na qualidade das embalagens, Ângelo Marliére, gerente industrial, pontua que “o projeto contou com uma etapa de avaliação minuciosa de toda a cadeia de utilização destes materiais, além do desempenho técnico proporcionado por cada insumo, medido por meio de testes, monitoramento dos produtos e validações industriais”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

COMENTE SOBRE ESTA NOTÍCIA

Nossa História