NOTÍCIAS

Oportunidades em tempos de pandemia

WhatsApp-Image-2021-03-26-at-11.00.43_824x452_acf_cropped

26 de março de 2021 | Institucional | Social

Que a Economia sentiu os efeitos do coronavírus todos nós já sabemos. Mas, após um ano do início da pandemia, o mercado também demonstra a valorização de algumas profissões e serviços. Isso porque as pessoas não mudaram apenas seus hábitos e formatos de consumo, mas passaram a ter novas demandas e prioridades.

Os próprios profissionais de saúde, que já eram importantes antes, agora se tornaram os chamados essenciais. E não estamos falando apenas do médico, mas de toda a equipe de saúde, desde enfermeiros a psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. Também neste período notamos a valorização do professor, como importante ferramenta de auxilio no desenvolvimento das crianças e de apoio aos pais ou responsáveis.

A necessidade do isolamento social trouxe uma nova realidade para o mercado consumidor: o consumo cada vez mais digital. As compras, o lazer, o trabalho e a socialização se tornaram digitais durante a pandemia, reforçando a importância dos profissionais da área de inovação, como a Tecnologia da Informação, Análise de Dados, Desenvolvedor de Games, Comunicação e Marketing Digital. Toda empresa, para se manter no mercado hoje, precisa ser, totalmente, ou pelo menos parcialmente digital.

No que se refere ao formato de trabalho, a popularização do home office ou trabalho remoto também trouxe um novo significado para o que chamamos de ‘lar’. Se antes passávamos a maior parte de nossa vida fora de casa, seja trabalhando ou por lazer, grande parte da população passa a maior parte do tempo dentro das paredes de suas casas. Por isso, a necessidade de mais espaço, mais conforto e mais acesso à tecnologia fizeram com que o número de solicitações por serviços como pedreiros, mudanças e técnico em eletrônicos crescessem durante a pandemia.

Segundo o aplicativo de serviços GetNinjas, os profissionais mais procurados durante a pandemia foram, respectivamente: Pedreiro, Mudanças e carretos, Técnico de celular, Técnico de televisão, Montador de móveis, Eletricista, Diarista, Técnico de geladeira e freezer, Advogado e Encanador. O Departamento Econômico da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) também confirma este mercado cada vez mais digital: as vendas de notebooks tiveram um crescimento de 18% e, a de celulares, 19%.

Também entre as profissões que vem sendo valorizadas na pandemia, estão os profissionais de atendimento, estoque e logística. Todos esses serviços que tem sido essenciais para manutenção das atividades durante a pandemia também estão sendo constantemente procurados no mercado de trabalho.

A plataforma de soluções em recrutamento Glassdoor identificou 20 profissões que tiveram alta demanda neste período que temos chamado de ‘novo normal’. São elas: Médico, Atendimento ao cliente, Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Auxiliar de logística, Farmacêutico, Operador de caixa de loja, Estoquista, Operador de telemarketing, Auxiliar de enfermagem, Analista de logística, Assistente de logística, Técnico de laboratório, Líder de logística, Operador de loja, Supervisor de logística, Entregador, Repositor de mercadorias, Psicólogo organizacional e Motoboy.

 

 

Fontes consultadas:

Jornal Contabil. Acessado em 24 de março de 2021. Disponível em: <https://www.jornalcontabil.com.br/consequencias-e-oportunidades-geradas-pela-pandemia/>.

Correio Braziliense. Acessado em 25 de março de 2021. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/trabalho-e-formacao/2021/01/4902295-conheca-as-profissoes-em-alta-mais-impulsionadas-pela-pandemia.html>.

Blog IPOG. Acessado em 25 de março de 2021. Disponível em:  <https://blog.ipog.edu.br/educacao/profissoes-em-alta-coronavirus/>.

 

Imagem: Promotor de Vendas Marcos Vinícius, realizando a reposição do estoque de produtos Saudali em loja no Rio de Janeiro (RJ).

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Saudali

COMENTE SOBRE ESTA NOTÍCIA

Nossa História