NOTÍCIAS
Campanha interna de Outubro Rosa promove a Saúde da Mulher
27 de outubro de 2023 | Institucional | Social
Ao longo do mês de outubro, a Saudali promoveu a campanha Outubro Rosa para as colaboradoras do sexo feminino. Neste ano, além de abordar a prevenção ao câncer de mama, a empresa ampliou a abrangência da campanha para reforçar a importância dos cuidados com toda a Saúde da Mulher. Como ação pontual, a Saudali está custeando exames Papanicolau para cerca de 200 colaboradoras. A ação contou com a parceria da Prefeitura de Ponte Nova, que forneceu equipe técnica para atendimento das mulheres na sede da empresa.
Durante todo outubro, colaboradores foram impactados por informações sobre a prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero através da campanha visual interna. Nos dias 21 a 27/10, três enfermeiras do Programa Saúde da Família (PSF) atuaram na Saudali para realizar o exame de toque das mamas e coletar amostras das colaboradoras a serem enviadas para o Laboratório de Análises Clínicas, onde serão realizados os exames Papanicolau. Participaram trabalhadoras de todas as faixas etárias, mediante agendamento.
A iniciativa de ampliar a campanha Outubro Rosa para trabalhar a Saúde da Mulher foi ideia da Infectologista e Médica do Trabalho da Saudali, Dra. Rosilene Araujo, e contou com o apoio da Medicina Ocupacional, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação. “Durante os atendimentos de rotina, sempre perguntamos às colaboradoras sobre a última ida ao ginecologista e a realização de exames preventivos. Nos surpreendemos ao saber que muitas mulheres não tem essa rotina de cuidado. Por isso, entendemos que havia a necessidade de trabalhar além da prevenção ao câncer de mama, focando também na prevenção ao câncer de colo do útero, para todas as faixas etárias”, explica Dra. Rosilene.
A enfermeira Ana Cristina Veiga Passos, que faz parte da equipe técnica da Prefeitura, destacou a importância desta ação para o trabalho do PSF. “A campanha de Outubro Rosa é muito focada na mama e pouco se fala em colo do útero, que é tão importante quanto, em questão de coleta, de exame e de acompanhamento. E a gente têm uma deficiência de procura de mulheres, seja pela falta de tempo, por preconceito ou vergonha. Então a ideia de vir para o local de trabalho é muito legal”, comenta Ana Cristina.
Segundo a enfermeira, é uma oportunidade de entender possíveis queixas pessoais dessas mulheres, realizar a coleta do preventivo, o exame de toque das mamas e incentivar que elas próprias façam o autoexame. “É como eu sempre digo: ‘ninguém nos conhece melhor que nos mesmas’. E a mulher que realiza o autoexame com frequência é capaz de se conhecer e conhecer o seu corpo, podendo identificar se há algo diferente e procurar o atendimento especializado”, finaliza Ana Cristina.
Ludmila Ferreira dos Santos, do setor Industrializados noturno, foi uma das trabalhadoras que aderiram à campanha. Ela comenta que achou interessante essa abordagem do Outubro Rosa trabalhando também a prevenção do câncer de colo do útero. “Muito importante realizar este exame que abrange todo um público, sem faixa etária especifica. Eu gostei muito e se tiver ano que vem eu participo de novo”, afirmou a colaboradora.
Fonte: Assessoria de Comunicação
- Anterior
- Próxima